O Joanete pode voltar depois da cirurgia??

O Hallux Valgus, conhecido como Joanete, é um problema comum principalmente em mulheres na idade adulta. É desagradável, pois além de causar deformidade evidente nos pés, também provoca dor e dificuldade para usar calçados.

A deformidade do Joanete é progressiva e o tratamento é exclusivamente cirúrgico! Porém, muitas pessoas não querem fazer a cirurgia pelo risco da deformidade voltar!

radiografia do pé com Hallux Valgus

Esse risco é em torno de 10% e pode ocorrer devido a diversos motivos.

As principais causas são:

  •                 Deformidade grave – quanto maior o Joanete maior a chance dele voltar
Hallux Valgus grave
  •                 Tipo de tratamento – existem diversos tipos de cirurgia para correção do Joanete e a escolha depende da gravidade da deformidade
Tipo de técnica cirúrgica para Hallux Valgus grave
  •           Cuidados pós-operatórios – seguir as recomendações médicas pós cirurgia é fundamental – como o  uso do calçado especial para início do apoio, repouso e perna elevada
  • Mudança de comportamento com os calçados – o uso de salto alto está muito ligado ao surgimento do Joanete e pode fazer com que a deformidade volte após a cirurgia.
A – Imagem radiografica dos pés sem sapato
B – Com sapatos de salto com bico fino
C – Comparando um pé com sapato largo e outro com bico fino

Portanto, se você quer se livrar do Joanete, deve procurar um ortopedista o quanto antes e conversar com ele sobre os tipos de cirurgia mais indicados para o seu caso.

Você também deve ter em mente que o resultado depende muito dos seus cuidados pós-operatórios e que mudar o tipo de calçado que você usa é essencial para que os riscos do Joanete voltar sejam os menores!

Deixe um comentário